FAQ

Perguntas frequentes

Saiba mais sobre a escola, aulas regulares, aulas avulsas, aulas particulares, eventos e outros assuntos.
Caso tenha alguma dúvida, não deixe de preencher o formulário de contato!
SOBRE A ESCOLA

Trapézio Voador é uma escola voltada para qual público?
A escola tem por proposta oferecer a todas as pessoas a vivência da prática da atividade circense. Não somos uma escola profissionalizante! Para frequentar as aulas não se requer nenhuma experiência anterior do aluno. O foco é diversão, bem-estar, autoconfiança, autoconhecimento e superação individual. 

Qual é a localização da escola?
A escola está localizada na rua Alvarenga, 150, no Jardim Guedala, nas proximidades do Jockey Club e da Estação Butantã do Metrô (linha 4 - amarela). Saiba como chegar.

A escola só oferece aulas de trapézio voador?
Embora a principal proposta da escola seja oferecer a todos a experiência do trapézio de voos (grand volant), nosso espaço foi também pensado para a prática de outras atividades circenses, como aéreos (tecido acrobático, lira, trapézio fixo e faixa), acrobacias (de solo e de trampolim), acro bungee (elástico), dança vertical, parkour para crianças, dentre outras.

Qual a idade mínima exigida? Há limite de idade?
A escola oferece curso de iniciação ao circo a partir dos 4 anos de idade. A idade mínima recomendada para as turmas de trapézio de voos é de 7 anos, mas há crianças menores que fazem a atividade sem medo. São oferecidas, ainda, aulas de aéreos e acrobacia para a partir dos 14 anos de idade. Não há limite máximo de idade. 

Há limitação do número de alunos por aula?
Sim. Para manter o padrão de qualidade, há limitação no número de alunos por instrutor para cada aula. Para o trapézio de voos, o número de participantes é limitado a 10 pessoas; e para aéreos, o limite é de 8 pessoas.

São oferecidas somente aulas regulares?
Não. Além de aulas regulares, oferecemos aulas particulares, aulas avulsas, pacotes de aulas avulsas com desconto, bem como oficinas de diversas modalidades circenses. O link para inscrição nas aulas avulsas, para compra de pacotes de aulas avulsas (com validade de seis meses) e de oficinas está disponível na página inicial do site trapeziovoador.com.br. O agendamento é oferecido por intermédio do site da escola no Simply Book com até dois meses de antecedência e o pagamento é feito pelo PayPal (serviço que permite pagamento por cartão de crédito ou carregamento da conta por boleto bancário). Para pacotes de aulas avulsas há um desconto adicional. Caso tenha dificuldade no agendamento de aulas avulsas de seu pacote ou para utilizar o PayPal, acesse os diversos canais de atendimento de nossa escola. E acompanhe a divulgação de workshops e eventos nas redes sociais pelo perfil @trapeziovoador.

Posso agendar uma aula experimental?
Para todas as modalidades oferecemos a opção de aula avulsa. Para o trapézio de voos, o valor da aula é de R$ 148,00 (de segunda a quinta) e R$ 172,00 (fim de semana). Para reservar online clique aqui; ou envie mensagem pelos canais de atendimento de nossa escola para agendar sua aula (com pagamento por Pix). Caso o interessado decida se matricular ao final da aula, o valor pago de forma antecipada será considerado no cálculo da mensalidade proporcional do mês. Importante: a aula avulsa poderá ser reagendada uma única vez, desde que a solicitação seja feita com 24h de antecedência. Devido à grande procura das aulas de sábado, o reagendamento é oferecido apenas para aulas de segunda a quinta-feira.

Gostaria de fazer aula particular. É possível?
A escola disponibiliza aulas particulares individuais ou para grupos nos horários em que o espaço está disponível. Ou seja, enquanto não houver a formação de uma turma para o horário é possível agendar aulas particulares, realizadas de acordo com um cronograma pré-definido, com cobrança antecipada. Nos dias em que houver a necessidade de utilização do espaço para a realização de eventos a escola informará com antecedência a não realização da aula, com a possibilidade de reposição em horário conveniente para o aluno, o instrutor e a escola. Caso não haja reposição, o valor será abatido no mês seguinte ou restituído ao aluno.

Quais são os riscos das atividades circenses?
As atividades circenses envolvem um grau de risco maior do que outras atividades físicas, podendo ocorrer torções, hematomas, arranhões, esfolados, queimaduras, fraturas ou ferimentos mais graves. 

Quais medidas a escola adotou a respeito de segurança?
O projeto arquitetônico da escola foi concebido de forma a garantir as melhores condições para a instalação de equipamentos. A elaboração do projeto envolveu engenheiros de diferentes áreas, um experiente arquiteto e um profissional com experiência na montagem de equipamentos circenses. Os projetos e equipamentos contam com Anotação de Responsabilidade Técnica. Além disso, há manutenção periódica de todos os equipamentos por profissionais capacitados, todos com certificação de trabalho em altura. Na seleção e no treinamento dos instrutores, a preocupação com a segurança dos alunos é um aspecto fundamental. 

Qual é a recomendação para o aluno evitar esses riscos?
O aluno deve seguir fielmente as instruções fornecidas para a prática da atividade com segurança. É terminantemente proibida a utilização de qualquer equipamento da escola sem a presença do instrutor. Além disso, é dever do aluno utilizar o cinto de segurança e a lonja, independentemente do nível de aprendizado. A única exceção é para os alunos de nível avançado no trapézio de voos que estejam devidamente autorizados a participar do Programa OOL (out of lines).

SOBRE OS ALUNOS

Quem pode se matricular como aluno?
Qualquer pessoa, ainda que nunca tenha frequentado aula de circo. Há apenas restrição de faixa etária: o curso de iniciação ao circo é oferecido para crianças a partir de 4 anos de idade. A idade recomendada para as aulas de trapézio de voos é a partir dos 7 anos, mas crianças menores podem fazer a aula também.

Quais são as recomendações para frequentar as aulas?
O aluno deve comparecer às aulas com trajes confortáveis que permitam a prática esportiva. Recomenda-se o uso de leggings ou bermudas e camisetas, bem como meias. É importante que o aluno se alimente adequadamente antes das aulas, pois a maioria das modalidades envolve esforço físico. Exige-se condições adequadas de saúde para participar das aulas. Consulte seu médico para avaliação periódica. Recomenda-se, ainda, a prática de outras atividades físicas, como exercícios aeróbicos e musculação, de forma a obter o melhor resultado possível nas aulas de circo.
SOBRE AULAS REGULARES

Como faço a matrícula?
Para a matrícula o interessado pode preencher o formulário de pré-matrícula no link disponível na página inicial do site da escola ou entrar em contato pelos canais de atendimento da escola. Como há número mínimo de alunos para formação da turma e também há limitação de vagas, uma vez preenchido esse formulário, a administração confirmará a disponibilidade da vaga e entrará em contato com o interessado. Confirmado o interesse na vaga, será emitido boleto para pagamento da primeira mensalidade, proporcional ao número de aulas do mês da matrícula. Caso não haja pagamento até o vencimento, a vaga será oferecida ao interessado que tenha se inscrito posteriormente. Há também uma lista de espera para aulas com capacidade esgotada.

A matrícula exige permanência mínima?
A política da escola é de cobrança mensal, sem exigência de taxa de matrícula para novos alunos ou de permanência mínima. No entanto, uma vez efetuado o pagamento da mensalidade, não haverá devolução de valores. A taxa de rematrícula, equivalente à mensalidade, é cobrada de ex-alunos em caso de retorno após o desligamento.

Qual é a política de reposição de aulas?
A Administração poderá, a seu prudente critério, permitir a reposição de aula solicitada com antecedência, no prazo de até 30 (trinta) dias, desde que haja eventual disponibilidade de vaga em outra turma, anuência das equipes de instrutores e pagamento da taxa de remarcação equivalente a 5% (cinco por cento) da mensalidade. A escola se reserva ao direito de cancelar a aula por motivo relevante, mediante prévio aviso, caso em que será oferecida reposição ou abatimento proporcional do valor na mensalidade seguinte.

Não poderei frequentar as aulas por motivo de viagem. É possível conceder algum desconto na mensalidade?
O aluno que pretenda se afastar por motivo de viagem pode solicitar a reposição de aulas, prévia e/ou posterior, em outros horários. Caso o afastamento abranja um mês inteiro (ou período superior) poderá informar com antecedência que não frequentará as aulas em determinado mês. Para manter a vaga e as condições do contrato, incluindo eventuais descontos concedidos, deverá pagar metade do valor da mensalidade durante o período de afastamento e, nesse caso, terá direito a repor duas aulas por mês de afastamento por ocasião de seu retorno. Caso o aluno cancele a matrícula, estará sujeito ao pagamento de taxa de rematrícula por ocasião de eventual retorno à escola, no valor de uma mensalidade.

Qual o período de recesso da escola? Há cobrança de mensalidade nesse período?
A escola funciona nos dias e horários divulgados pela Administração. Caso seja decidido o fechamento nos feriados federais, estaduais ou municipais e respectivas pontes, não caberá ao aluno qualquer devolução de valores ou a extensão do prazo contratual, apenas o direito de reposição até o mês seguinte, enquanto vigente o contrato. A escola define anualmente o período de recesso de fim de ano. O valor da mensalidade em dezembro e janeiro é calculado proporcionalmente ao período de funcionamento.

Como é feito o cancelamento da matrícula?
Caso o aluno tenha interesse em rescindir o contrato, deverá comunicá-lo até o dia 25 (vinte e cinco) do mês imediatamente anterior, permitindo com isso melhor planejamento das atividades da escola e a chamada de interessados em eventual lista de espera. Caso o aluno não efetue a comunicação em tempo hábil, sujeitar-se-á ao pagamento da mensalidade integral do mês subsequente. Na hipótese de cancelamento da matrícula, o aluno estará sujeito ao pagamento de taxa de rematrícula por ocasião de eventual retorno à escola, no valor de uma mensalidade.

Qual é a consequência da falta de pagamento da mensalidade?
O valor da mensalidade deve ser pago até o dia 5 (cinco) de cada mês. O aluno que não tiver efetuado o pagamento da mensalidade não poderá frequentar a aula e a vaga será oferecida a interessado em eventual lista de espera. Além disso, não poderá efetuar eventual reposição de aula eventualmente agendada. Ressaltamos que o pagamento é devido ainda que o aluno não tenha frequentado nenhuma aula no mês, ante a necessidade de transparência nas relações do aluno com a escola, a reserva de vaga em aula com capacidade limitada e a necessidade de aviso prévio prevista em contrato.

Há desconto promocional ou bolsa?
A escola ofereceu um desconto promocional para os primeiros alunos que se matricularam nos nove meses seguintes à inauguração. Não há bolsas ou outros descontos, considerando a política de valorização dos instrutores que atuam na escola e a limitação da quantidade de alunos por turma.

A escola aceita convênios como Gym Pass ou similares?
Não, uma vez que o custo de manutenção da escola é incompatível com a política de remuneração desse tipo de convênio.

SOBRE OS INSTRUTORES

Como é feita a seleção de instrutores?
Todos os instrutores passam por curso de formação promovido pela escola. A seleção é feita com base no perfil que atenda ao conceito essencial da escola, que é o oferecimento da atividade circense como opção de lazer. A experiência anterior em escolas e hotéis com a mesma proposta é apreciada. Caso tenha interesse em trabalhar conosco utilize os canais de atendimento da escola.

Quais condições de trabalho?
Todos os instrutores são contratados pelas normas da Consolidação das Leis do Trabalho, na modalidade trabalho intermitente, que permite ao profissional circense manter outros vínculos, e recebem remuneração fixa por hora trabalhada e participação na receita das aulas.
SOBRE A UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO POR PROFISSIONAIS CIRCENSES

O espaço físico da escola poderá ser utilizado por profissionais circenses para treinamento ou ensaio?
A Direção disponibiliza horários para treinamentos e ensaios mediante pagamento de taxa. 
SOBRE AULAS FECHADAS

Posso reservar aula fechada para pequenos grupos?
Sim. Para mais informações, acesse o tópico "Aulas fechadas" na aba "Eventos e produções" ou entre com a escola pelos canais de atendimento da escola. Há opção de incluir uma mesa de bolo.

É possível fazer uma festa no espaço da escola?
Sim. A escola oferece oficinas circenses e locação do espaço para festas. Para mais informações, acesse o tópico "Festas" na aba "Eventos e produções". Para mais informações entre contato conosco pelos canais de atendimento da escola. 

SOBRE EVENTOS PRIVADOS

Posso contratar a realização de evento privado ou alugar o espaço da escola?
Sim. Para mais informações, acesse a aba "Eventos e produções" ou entre conosco pelos canais de atendimento da escola.

A escola oferece treinamento corporativo?
Sim. A escola oferece pacotes para a realização de treinamento corporativo (team building endomarketing), com a utilização de atividades circenses para desenvolver o senso de trabalho em equipe, autoconfiança e superação. Outra opção interessante é o pacote corporativo de aulas avulsas. Ofereça esse benefício para os colaboradores de sua equipe! Para mais informações entre conosco pelos canais de atendimento da escola. 

SOBRE ATENDIMENTO A ESCOLAS

Gostaria de oferecer curso extracurricular de circo em minha escola. Podemos contratar a Trapézio Voador?
Sim. Fazemos parcerias com escolas, clubes, empresas e outras entidades que queiram oferecer de forma regular aulas de circo em seu próprio espaço físico. Entre em contato por nossos canais de atendimento. Para mais informações acesse o tópico "Atendimento a escolas" na aba "Eventos e produções".

Pretendo oferecer a nossos alunos um estudo do meio na escola Trapézio Voador. É possível?
Sim. Temos diversas sugestões para crianças e adolescentes possam fazer uma atividade interdisciplinar divertida e diferente. Entre em contato por nossos canais de atendimento. Para mais informações acesse o tópico "Atendimento a escolas" na aba "Eventos e produções".

SOBRE PRODUÇÕES CIRCENSES

Posso contratar a produção de apresentação ou espetáculo circense para eventos?
Sim. Nossa equipe também atua na produção de performances com os melhores artistas de circo, criteriosamente selecionados. Cuidamos de todos os detalhes para a apresentação de números circenses em seu evento. Equipamentos certificados, montagem de acordo com normas técnicas, definição de figurino, trilha sonora, ensaios, além do acompanhamento do espetáculo pela equipe de produção. Para mais informações acesse a aba "Eventos e produções" ou entre conosco pelos canais de atendimento da escola. 

A escola oferece serviço de oficinas circenses em outros locais?
Sim. Nossa equipe realiza oficinas de circo, temporárias ou permanentes, em eventos privados, hotéis, acampamentos, escolas e empresas. Equipamentos certificados, montagem de acordo com normas técnicas, designação de instrutores, além do acompanhamento periódico pela equipe da escola. Para mais informações acesse a aba "Eventos e produções" ou entre conosco pelos canais de atendimento da escola
SOBRE PROJETOS SOCIAIS

A escola realiza atendimento a projetos sociais?
Sim. Um dos objetivos da escola é oferecer a pessoas em situação de vulnerabilidade social a possibilidade de viver a experiência circense, por meio de oficinas de diferentes modalidades. Essas oficinas são realizadas de forma gratuita. Recomenda-se a formação de grupos de 10 a 30 pessoas para a oficina circense. Encaminhe, pelo formulário de contato do site, material sobre o trabalho desenvolvido para avaliação e eventual inclusão no cronograma de atendimentos da escola. Para mais informações acesse o tópico "Projetos sociais" na aba "Eventos e produções".
Share by: